Translate this Page

ONLINE
3


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.806.107

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


VIDA DEVOCIONAL VII - A HUMILDADE

A HUMILDADE

Ser humilde não é negar nossa capacidade e virtudes pessoais, mas ter consciência que toda nossa capacitação vem dEle.

Ser humilde não é rejeitar premios ou coroas, mas transferir a honra a quem de direito, o Senhor nosso Deus.

Ser humilde não é a auto-desclassificação, não é a renúncia da inteligência, da sabedoria, da experiência, da força de vontade e do trabalho árduo, mas entender que todos os nossos recursos promanam de Deus.

Sem dúvida, a humildade é uma das virtudes mais difíceis a serem cultivadas na nossa vida devocional, possível apenas com o auxílio do próprio Deus e através da zelosa imitação da humildade daquele que veio para servir - JESUS CRISTO.

OS PERIGOS DA SOBERBA:

A Palavra trata com muita severidade o pecado da soberba. Vamos citar alguns exemplos:

Davi, o homem segundo o coração de Deus, convicto do perigo da soberba orava assim: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine...”- Sl 19:13.

Uma das frases mais pontiagudas sobre o perigo da soberba vem de Salomão que diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito a queda”- Pv 16:18.

Tanto Tiago como Pedro ensinam com muita clareza sobre a soberba: “Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça”- Tg 4:6 e I Pe 5:5.

HUMILDADE X EXALTAÇÃO:

Se a soberba é uma destruição para a vida do homem, em contrapartida a verdadeira humildade redunda numa vida intensamente abençoada. Ela impede o desenvolvimento da auto-suficiência e leva o crente a buscar constantemente a direção, o auxílio e a bênção de Deus, daí o raciocínio de Paulo: “Quando estou fraco, então é que sou forte”- II Co 12:10.

Precisamos proclamar não a nossa suficiência, ou nossas virtudes, mas as grandezas do Senhor: Sl 94:17; Sl 124:1-5; II Co 3:5.

O mundo valoriza a soberba e não a humildade. Dá mais valor à roupa, ao nome, aos títulos, aos diplomas, aos anéis, ao dinheiro, `a pose, ao poder. O mundo não reconhece o valor da simplicidade e da modéstia cristã. Para nós, no entanto, vale o conselho da Palavra: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte”- I Pe 5:6.