Translate this Page

ONLINE
6


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.826.470

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


VIDA DEVOCIONAL III - A ORAÇÃO

A ORAÇÃO

Orar é falar com Deus. Orar é abrir o coração na presença do próprio Deus, por meio da fé, através do sacrifício de Jesus Cristo.

Quando oramos estamos demonstrando que:
=> Não temos recursos por nós mesmos para resolver nossos problemas. Somos  extremamente limitados.
=> Deus pode todas as coisas. Ele é o Deus Todo-Poderoso.

A prática da oração traz ao nosso coração resultados extraordinários:

* Resultados psicológicos:
Através da oração podemos superar a tensão do dia a dia, a ansiedade, a angústia, o sentimento de culpa e outros estados emocionais desagradáveis - leia Fp 4:6-7.

* Resultados espirituais:
A oração nos força a fazer uma reflexão dos nossos pecados, confessá-los e deixá-los. Só poderemos chegar à presença do Senhor se estivermos com nossas mãos limpas. Veja como o Salmista percebe isto - Sl 66:18.

* Resultados de certeza e tranquilidade quanto a resposta:
Precisamos ter em mente que Deus sempre responde nossas orações. Ele jamais nos ignora, ou esquece das nossas suplicas, é verdade que nem sempre Ele responde como eu peço, e, sim, de acordo com a Sua santa e sábia vontade, mas Ele sempre nos atende - Mt 7:7-11 - Tg 5:16.

Podemos aqui enumerar vários sins de Deus apresentados na Palavra:

====> Israel e seu clamor diante da servidão no Egito. O rei Ezequias e seu pedido de vida. Ana e seu pedido por um filho.
Mas, podemos também enumerar vários nãos de Deus:

====> Moisés orou pedindo para entrar na terra prometida, e o Senhor não permitiu. Davi orou pela vida de seu filho recém-nascido, e o Senhor levou a criança. Paulo orou por três vezes para ficar livre do espinho na carne, e o Senhor lhe disse não.

OS ELEMENTOS DA ORAÇÃO:

Orar não é só pedir. Para muitos orar é só suplicar coisas a Deus. No entanto, observando a Palavra, podemos ver na oração seis elementos que devem fazer parte de nossos momentos de oração. Vamos a eles:

# ADORAÇÃO: Na oração precisamos adorar ao Senhor. Ele é belo, perfeito, santo, eterno, misericordioso - Sl 136.

# AÇÕES DE GRAÇA: Na oração precisamos agradecer por tudo o que Ele tem feito por nós. Não podemos jamais esquecer de nem um só de seus benefícios - Sl 103:2.

# CONFISSÃO: Na oração precisamos contar para Deus sobre nossas fraquezas e misérias. Precisamos admitir diante dele toda nossa culpa - Sl 51. O pecado encoberto é uma desgraça na nossa vida - Sl 32:3.

# EXTRAVASAMENTO: Na oração precisamos derramar nossa alma perante o Senhor contando a Ele sobre os nossos medos e inseguranças. Só assim, estaremos descansados no Senhor - Mt 11:28-30.

# INTERCESSÃO: Na oração precisamos orar em favor daqueles que sofrem. Orar por aqueles que são afligidos por problemas e necessidades. Precisamos orar uns pelos outros - Tg 5:16.

# SUPLICA: Precisamos apresentar nossas necessidades pessoais, familiares e comunitárias, costumeiras ou esporádicas que formam uma grande quantidade de pedidos e requerem uma intervenção amorosa e sábia de Deus - Fp 4:6 - Tg 5:16.

ORAÇÃO E AÇÃO:

A oração não elimina a ação, nem a ação elimina a oração.

Lutero, disse: “É preciso orar como se todo trabalho fosse inútil e trabalhar como se todo orar fosse em vão”. Outro disse: “Devo orar como se tudo dependesse de Deus, trabalhar como se tudo dependesse de mim”.

A FREQUÊNCIA DA ORAÇÃO:

Quantas vezes devemos orar? Qual a melhor hora para orar? A Bíblia tem a resposta certa para estas perguntas:

+ PERÍODOS DISCIPLINADOS DE ORAÇÃO: Em geral somos muito indisciplinados, porisso precisamos estabelecer um horário fixo para oração. Daniel se obrigava a orar três vezes ao dia - Dn 6:10. Davi orava em intervalos regulares (à tarde, pela manhã e ao meio dia) - Sl 55:17.

+ PERÍODOS ESPECIAIS DE ORAÇÃO: Os horários fixos de oração não nos isentam de períodos maiores de oração. Um dia inteiro de oração, uma noite de oração, uma semana de oração. Jesus tinha o hábito de passar uma noite inteira orando - Lc 6:12.

+ ORAÇÃO EM TODO O TEMPO: Paulo conclama a estarmos orando sem cessar - I Ts 5:17, isto significa 24 horas de oração, é estar constantemente em espirito de oração. É orar enquanto dirigimos o carro, enquanto a dona de casa lava a roupa ou passa a roupa, enquanto o jovem estuda. É orar na rua, em casa e no trabalho. É a oração contínua. Enquanto estamos orando sem cessar, não deixamos espaço para a atuação do inimigo - MT 26:41.