Translate this Page

ONLINE
3


PASTOR NORBERTO

NO FACEBOOK

CLIQUE:

 

 TOTAL DE

PAGEVIEWS

19.806.107

       -

 

 TOTAL DE

VISITANTES


ESTUDO BÍBLICO - UM SEMEADOR SAIU A SEMEAR

A parábola do semeador 

TEXTOS:

Mateus 13:1-8, Marcos 4:1-9 e Lucas 8:4-8

  1. A semente que “caiu à beira do caminho"

A semente que é semeada é A PALAVRA DE DEUS. No entanto, esta Palavra não dá os mesmos resultados em todos os lugares, já que sua fecundidade depende do terreno onde ela cai.

Um dos tipos possíveis de solo é aquele "à beira do caminho", que, de acordo com a interpretação da parábola, são as pessoas que, apesar de ouvirem a Palavra de Deus, "não entendem".

II Coríntios 4:3-4 - "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. "

Efésios 4:17-19 - "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza."

Há pessoas para quem a Palavra de Deus é "velada" e que não podem "compreender", não porque a Palavra é algo difícil de entender, mas porque seus corações estão calejados, duros, não permitindo qualquer crescimento da semente da Palavra .

 

  1. A semente que “caiu em terreno pedregoso"

O terreno pedregoso é composta de pessoas que ouvindo a Palavra, a recebem imediatamente com alegria. No entanto, isso não dura por muito tempo, pois quando as perseguições e aflições surgem, essas pessoas, imediatamente, caem. Como é óbvio, o problema que finalmente as levam a queda é que elas são muito fracas na perseguição e aflição. Sua queda não é causada porque a aflição é muito pesada para suportarem – “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” - I Coríntios 10:13, em vez disso, ela é causada porque eles não estão dispostos a mostrar, a menor resistência ao diabo, e, então,

quando o inimigo vem, trazendo aflições, elas imediatamente caem e tornam-se um alimento fácil para ele. Eles têm um bom começo, mas, infelizmente, um mau fim.

 

  1. A semente que “caiu entre os espinhos”

A semente que cai neste solo é sufocada, não dando assim nenhum fruto.

O problema com essa categoria de pessoas é que a Palavra de Deus é mantida em seus corações, juntamente com outras coisas como "os cuidados deste mundo, a sedução das riquezas e as ambições de outras coisas". Essas coisas, enfim, agem como os espinhos e as ervas daninhas, eles crescem muito mais rápido que a boa semente, e, com isso, sufocam a semente, tornando-a infrutífera.

 

  1. A semente que “caiu em boa terra"

Desta vez, a semente não caiu à beira do caminho, ou em um terreno pedregoso, ou entre os espinhos, mas em uma boa terra, nos corações das pessoas que ouvem a Palavra e a compreendem.

Esta categoria frutífera tem tudo o que as outras três categorias infrutíferas não tem. Assim, na primeira categoria as pessoas tinham corações endurecidos, aqui porém o coração é bom e honesto. Também na segunda categoria o povo não tinha resistência, e caiu imediatamente com a aflição, aqui todavia o povo é paciente e não desiste. Finalmente, na terceira categoria a Palavra de Deus foi sufocada pelos cuidados diversos e desejos, mas aqui ela é mantida em primeiro lugar nos corações dessas pessoas, não perdendo a sua posição para qualquer outra coisa.

 

  1. Conclusão

A Palavra de Deus deve ser pregada para todos os tipos de pessoas, temos que, com fidelidade e perseverança, cumprir cabalmente a nossa missão, nunca podemos nos desanimar, lembremos que os resultados dessa proclamação do Evangelho pertencem ao Senhor.